Este método de teste é usado para medir o fluxo radiante crítico de sistemas de revestimento de piso montados horizontalmente expostos a uma fonte de ignição flamejante em um ambiente de calor radiante graduado, dentro de uma câmara de teste.
Também pode ser usado para medir esse mesmo fluxo radiante crítico para o isolamento de celulose chão do sótão.
A União Europeia está a utilizar este método de ensaio para classificação de incêndios dos produtos de pavimentos em todos os Estados-Membros europeus.
O calor radiante é aplicado por meio de um painel a gás, inclinado a 30º, e dirigido a uma amostra do sistema de cobertura do piso montado horizontalmente.
O painel radiante gera uma distribuição de fluxo de energia radiante variando de um máximo nominal de 10,9 kW/m2 a um mínimo de 1,1 kW/m2.
Um pequeno queimador piloto de aço inoxidável auxilia na ignição da amostra.
A distância queimada até a extinção da chama é convertida, por calibração, em um fluxo radiante crítico equivalente, em kW/m2.
Um sistema de medição de fumaça, de acordo com DIN 50055, é montado em uma estrutura separada na chaminé de escape.
Tradicionalmente, os testes são conduzidos para fornecer um fluxo de calor radiante crítico máximo de 10,9 kW/m2, mas pode ser conduzido opcionalmente com maior entrada de calor radiante, de até 25,0 kW/m2.
Com rack de controle em ângulo para maior comodidade em uso, permitindo a observação do aparelho e controle durante a configuração e calibração do equipamento.
Ignição automática do painel radiante e corte de segurança.
Acesso articulado à área de teste, através da porta de 2 posições com janela de observação e plataforma deslizante.
Cobertura de aço inoxidável com orifícios para a medição da fumaça.
Software de aquisição e análise de dados.
Para testes conforme EN ISO 9239-1, ASTM E648, ASTM E970, NFPA 253.